E-mail Marketing for Small Business

Postado por: admin | Data: 18 de janeiro de 2016 | Categoria: Artigo Eduardo Ribeiro Small Business
Na semana passada falamos sobre a possibilidade de CRM em negócios de médio e pequeno porte no post de segunda-feira e, logo depois, no post de quinta-feira sobre a importância do E-mail Marketing para o relacionamento com os clientes. Hoje, no segundo post da série CRM For Small Business, vamos tratar sobre as possibilidades de uso do e-mail marketing neste segmento de negócios e indicar uma ferramenta que pode ser utilizada. Vocês verão como hoje é muito mais fácil ter acesso a este tipo de ferramenta, antes disponíveis apenas para aqueles que possuíam certo nível de investimento.

Como já falamos aqui, o e-mail continua sendo um dos canais mais importantes (leia-se “com maior retorno”) nas ações de marketing direto ou de relacionamento. Apesar de muitos reconhecerem isso, ainda é bastante comum vermos pequenos empresários fazendo um mau uso do e-mail. As regras para campanhas bem sucedidas de grandes anunciantes continuam valendo para o pequeno empreendedor. São elas:

Regra número 1: Nunca, nunca envie e-mails não autorizados para os seus clientes. A prática de SPAM é condenável e geralmente vira um tiro pela culatra.

Regra número 2: Prestou atenção à regra número 1? Não, então repita comigo cem vezes “nunca enviarei e-mails não autorizados para os meus clientes”.

Regra número 3: Relevância. Escolha com cuidado o conteúdo dos e-mails que você vai enviar. Só vale a pena enviar uma mensagem se houver algum conteúdo relevante para aquele público, pois não faz sentido enviar “apenas para manter o contato”. Relevância pode estar na mensagem (informações importantes) ou na oferta (oportunidade).

Regra número 4: Capriche na mensagem. Você pode não ter dinheiro para contratar um designer e um redator, mas isso não é motivo para enviar uma mensagem ruim. Capriche no texto, revise o português, se puder envie a mensagem em html com formatação e imagens e revise o português novamente.

É isso. São regras simples, não são? É claro que cada um delas merece um aprofundamento que daremos em um futuro breve aqui no blog. Mas quase já dá para começar direito com o que falamos acima. O que falta? Uma boa ferramenta de e-mail marketing. Pelo amor dos deuses do marketing, mandar e-mail usando seu leitor de e-mail favorito (gmail, outlook, whatever), buscando os endereços na sua caixa de contatos, é totalmente coisa do passado. Pior que isso só mesmo colocar todos os contatos explícitos no “para” (“to”) do e-mail.

Hoje qualquer pessoa com nenhum conhecimento de programação, apenas entendendo um pouco de inglês, tem acesso às melhores ferramentas de e-mail marketing sem pagar nada ou pagando muito pouco. A MailChimp, por exemplo, é uma dessas poderosas ferramentas e que você pode usar de graça com uma base de até 2.000 clientes. Isso mesmo, até 2.000 clientes você usa a maioria de suas funcionalidades e a única exigência é que suas mensagens terão um selo “powered MailChimp” ao final.

Aliás, se você fizer o cadastro na MailChimp usando alguns dos links deste post, além de poder usar a ferramenta de graça (até 2.000 clientes), ainda ganha um crédito de US$ 30 para a contratação da versão pro (ou caso a sua lista cresça além dos tais 2.000 contatos). É um link de afiliado e, além de você ganhar o tal crédito, nós aqui ganhamos também. Mais uma das maravilhas modernas da internet, a possibilidade de relações ganha-ganha como afiliado para indicar uma ferramenta que eu confio e, ainda por cima, está disponível para o pequeno empreendedor que está começando.

Minha sugestão: clica aqui, faz o cadastro e começa a explorar a ferramenta. Ela é bem simples e intuitiva, mas se tiver dúvidas, aguarde que estamos preparando um vídeo instrutivo passo a passo aqui no blog (uma boa maneira de não perder este vídeo é assinando a nossa lista de e-mails usando o formulário que tem no final deste post).

Abraços, bons resultados e até amanhã.
ER

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