IBM e o Marketing

Postado por: admin | Data: 26 de fevereiro de 2016 | Categoria: Artigo Eduardo Ribeiro

Esta semana tive a oportunidade de assistir a um webinar promovido pela gigante de tecnologia IBM. O assunto? 10 Tendências do Marketing Digital para 2016. Foi um bom encontro, conduzido por Georgia Berardi que é gerente de marketing do IBM Marketing Cloud para a América Latina. Não vou dizer que alguma das tendências ou conceitos apresentados fossem totalmente inéditos ou inovadores, mas mesmo assim valeu a pena investir aquela hora do dia para acompanhar a palestra.

 

Sabem o que mais me chamou atenção logo no início do evento virtual? Foi me dar conta de que estava em uma palestra da IBM falando sobre marketing para marketeiros. Se algum dia tive dúvida sobre o futuro do marketing estar associado à tecnologia, naquele momento a dúvida teria sido definitivamente encerrada. Não pelo o que a Georgia falou ou mostrou, mas simplesmente porque, afinal, era a IBM falando de marketing para marketeiros e isso, por si só, já explica tudo. Na verdade esta dúvida nunca passou pela minha cabeça (tanto que estou escrevendo aqui no site Tecnologia e Marketing), mas se tivesse passado…

 

As 1o tendências, afinal, apresentadas por Georgia foram:

 

  1. Pense Grande ao decidir onde concentrar seus esforços, mas basicamente utilize a tecnologia para otimizar tais investimentos.
  2. Identifique e construa as várias personas que representam o seu consumidor.
  3. Alavanque a presença nas mídias sociais para encontrar prospects ideais e acelerar o crescimento da base.
  4. Procure novas formas de coletar dados que irão melhorar sua performance no marketing digital.
  5. Invista tempo para mapear o customer journey.
  6. Pense em personalização multicanal.
  7. Crie conteúdo que envolva sem vender.
  8. Melhore o engajamento no mobile app.
  9. Incorpore mais vídeo em seu marketing mix.
  10. Agregue valor em seus e-mails transacionais.

 

Como eu disse, não chegam a ser grandes novidades. Aqui mesmo já falamos sobre otimização de anúncios para decidir onde e como investir em mídia, sobre perfil de consumidores, personalização multicanal etc. Mas a lista acima serve como uma mapa sobre aquilo que devemos pensar ao montar o nosso plano de marketing para 2016 e os próximos anos. Também serve como uma pauta a ser perseguida aqui no TeM, então voltaremos a estes pontos em posts futuros. Aguarde, confie e confira.

 

O material utilizado na palestra pode ser acessado através deste link e o webninar está gravado aqui.

 

Abraços, bons resultados e até a próxima.

ER

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